segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Produtos sustentáveis na prateleira

Uma pesquisa revelou que os consumidores querem produtos sustentáveis, e não se importam de pagar mais por isso. Falta uma melhor "comunicação" das empresas com os consumidores em relação a isso.
Foram observados os seguintes problemas:
  • O fabricante não comunica corretamente sua responsabilidade socioambiental e o consumidor não consegue identificá-la. É vital demonstrar o comprometimento genuíno com práticas sustentáveis.Ter fábricas e lojas verdes, com custos operacionais reduzidos, com baixo impacto sobre o meio ambiente e produzindo produtos sustentáveis e saudáveis é a direção que as empresas devem seguir. Infelizmente, o que temos visto é que a maioria tem preferido se mostrar verde a partir de ações periféricas e não endógenas.
  •  Produtos e serviços são apresentados como sustentáveis, mas faltam comprovações críveis. O consumidor não tem tempo para descobrir se um produto é socioambientalmente amigável. Isso faz com que as rotulagens de produtos e serviços sejam cada vez mais importantes para ajudá-lo na identificação de produtos sustentáveis. Procure ter seus produtos com selos respeitados no mercado como, por exemplo, o Cerflor, o Conpet, o Procel, o FSC, o EcoCert, o IBD e o Selo SustentaX.
  • Comunicação nõ responsável. As empresas criam uma "maquiagem verde" para seus produtos, mas nem sempre o são, além de importar produtos sem verificar a devida procedência.
  • Falta de auxílio durante a compra. Oferecer informações que permitam ao cliente tomar a melhor decisão de compra faz a diferença para estreitar a relação de confiança. Colaborar com o consumidor na hora da compra aumenta a fidelização. Infelizmente, as informações que os consumidores recebem nas lojas estão longe de agregar valor para eles.
As pesquisas indicam que o consumidor está disposto a pagar até 10% mais no valor pelo produto, desde que ele seja realmente "verde". 
 
Mais no terra.com
 
A GAIA Multiserviços tem a solução para a sua empresa. Entre em contato: gaiamultiservicos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário