sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Balneabilidade nas praias e rios do RS 2014


Projeto Balneabilidade 2013/2014Subiu para 20 o número de pontos impróprios para banho nas cinco regiões monitoradas pela FEPAM. Na semana anterior foram seis pontos impróprios. Nesta sexta-feira (10/01/14) foi realizada a quinta divulgação da balneabilidade. No Litoral Norte estão impróprios cinco pontos: Foz do Rio Mampituba; Prainha (ou praia do Meio) e Praia de Itapeva, em Torres, e em Tramandaí, em frente ao ponto do Restaurante Restaurante Panorâmico e o balneário da Prainha, na Lagoa do Peixoto, em Osório. No Litoral Médio, estão impróprios para banho dois pontos: um em frente ao Camping, em São Lourenço do Sul, e a Praia da Capilha, na Lagoa Mirim, em Rio Grande. No Litoral Sul, está impróprio o Balneário do Porto, na Lagoa Mirim, em Santa Vitória do Palmar.



Na região Hidrográfica do Uruguai, seis pontos estão impróprios: os balneários de Caverá, em Alegrete,  Fernando Schilling, em Jaguari; Mata, em Mata; balneário do Distrito de Ernesto Alves, em Santiago; Jacaquá, em São Francisco de Assis e o Camping Rainha do Sol, em Manoel Viana. E na Região Hidrográfica do Guaíba outros seis pontos estão impróprios para banho: Sans Souci, em Eldorado do Sul; praias da Alegria e da Florida, em Guaíba; balneário Nova Palma, em Nova Palma; balneário das Tunas, em Restinga Seca e Praia Nova, em Cachoeira do Sul.
     São monitorados 85 pontos no Estado, em 44 municípios. Sendo 34 pontos de monitoramento no Litoral Norte, 19 no Litoral Médio, 5 no Litoral Sul, 15 na Região Hidrográfica do Guaíba e 12 na Região Hidrográfica do Uruguai. O projeto tem como base legal resoluções do CONAMA (nº274) que classifica águas destinadas a recreação de contato primário em categorias, em função do índice colimétrico, e tem por finalidade fornecer informações ao público sobre as condições de balneabilidade das praias. Ele tem sido fator indutor e acelerar a instalação e monitoramento de sistemas de coleta e tratamento de esgotos domésticos. IMPRÓPRIA Quando em pelo menos duas amostras de cinco realizadas apresentarem valores acima de 1.000 Coliformes fecais por 100 ml de água ou o valor obtido na última amostragem for superior a 2.500 Coliformes fecais por 100 ml de água. PRÓPRIA Quando em pelo menos quatro de cinco amostras forem detectado valores inferiores a 1.000 Coliformes fecais por 100 ml de água.

No site da FEPAM, tem um mapa com todas as informações: www.fepam.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário