No
atual momento há uma grande onda popular nos Estados Unidos em torno de
restaurantes que trabalham exclusivamente com alimentos orgânicos. É um
nicho de mercado em franco crescimento em uma indústria que pode ainda
não ser dominante, mas que já movimenta alguns bilhões de dólares.
Grandes marcas do setor ou tem ou estão lançando
produtos orgânicos, só os desavisados estão ficando para trás.. então tudo justifica o segmento de restaurantes orgânicos.
Bem
diferente do restaurantes vegetarianos que atendiam os “naturebas”, nos
restaurantes orgânicos há de tudo para todos os gostos, na medida em
que os produtores e importadores colocam à disposição. Há lácteos
orgânicos, carnes orgânicas, farinhas orgânicas, grãos orgânicos,
verdures e legumes orgânicos e toda uma linha de gêneros. O mercado
americano está bastante fortalecido na base de certificação, com ampla fiscalização comprobatória e o público vem aderindo.
Existem
dificuldades na gestão destes restaurantes. Em primeiro lugar o custo
dos alimentos orgânicos é mais elevado e instável. Eles têm produção
menor, por isso mais procura do que oferta, a colheita nem sempre é
certa e diária, por tanto não há regularidade de fornecimento. Os
produtores de orgânicos ainda são 3% do total de produtores rurais. Tudo
isso
leva a um encarecimento do cardápio e exige muita flexibilidade no
menu. É necessário que o público entenda isso, que nem sempre tem o que
veio procurar.
A
verdade é que o estabelecimento de restaurantes orgânicos é uma etapa a
mais nos serviços de alimentação em mudança para o chamado mundo verde e
saudável. As casas atualmente existentes estão pagando o preço pelo
pioneirismo. Podem sair na frente de todos, quem sabe ou podem sair
chamuscadas pelo risco. O futuro dirá.
Fonte: Gastronomia sustentável
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