segunda-feira, 15 de abril de 2013

Sustentabilidade nas empresas

Uma pesquisa divulgada pela Fundação Dom Cabral revelou que existem 47 desafios para que as empresas brasileiras sejam consideradas 100% sustentáveis
Nesse assunto a confusão começa logo na definição do termo. “O principal problema é que a palavra caiu na ‘boca do povo’ e sem saber o que é sustentabilidade as empresas não conseguem desenvolver um processo e um produto realmente sustentável”, diz Cláudio Boechat, professor do Núcleo de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa da Fundação Dom Cabral. De acordo com ele, sustentabilidade é desenvolver ações que atendam as necessidades do presente sem afetar futuras gerações e que se fortaleçam como uma estratégia de negócios. Assim, ser sustentável é realizar ações sociais e ambientais que visem o bem-estar coletivo.
No entanto, ela revelou também que a maioria das empresas não está preocupada em alcançar as ações sociais porque não vê razões econômicas para que sejam executadas, preferindo apenas manter as ações ecológicas que já vem colocando em prática.
Para reverter esse quadro e incentivar as empresas a adotarem essas medidas é necessário criar interesses comerciais. “É preciso criar estratégias que mostrem a ligação entre assuntos sociais e os negócios empresariais para que as empresas se interessem e queiram investir em ações que contribuam para a sociedade”, conta Boechat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário